terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Meio Ambiente, Sustentabilidade e Escolas Sustentáveis

Praticamente já se virou modismo falar de ecologia, preservação, politicas ambientais e meio ambiente, porém alguns conceitos ainda são interpretados ou de maneira errônea ou apenas o que convém as pessoas em um dado momento. Geralmente quando usa-se a palavra meio ambiente nesse contexto o leva apenas para a questão da fauna ou flora de um determinado espaço ou tempo, ou simplesmente referem-se a ele como uma floresta com localização Geográfica precisa. Compreendo que Meio ambiente ultrapassa todas essas abordagens tipificadas, o próprio nome já diz o meio em que vivemos, não uma parte dele, o todo, o completo. Ou seja de nada adianta falarmos em preservar uma determinada área natural se nosso comportamento como viventes no planeta colabora de alguma forma impactante ou sobre aquela área ou outras com mesmas singularidades ou de maior importância. Meio ambiente na minha compreensão é o conjunto global de recursos oferecidos pelo planeta organizados biologicamente que harmonizam entre si mesmas sobre as mais extremas diferenças. E interferir nesse sistema é oque mais a civilização humana tem feito durante sua pequena existência diante da complexidade desse distinto e colossal organograma em constante transformação natural.

Nos últimos anos a palavra moda do nosso estado foi sustentabilidade, manejo sustentável, ações sustentáveis, agendas sustentáveis e apesar de compreender o “fio da meada” as vezes nos dificulta a interpretação total que o termo requer. Compreendo que os conceitos de sustentabilidaderepresenta promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Em poucas palavras é quando podemos usar algo até um limite onde se é possível a sua renovação natural pelo Meio Ambiente, já que ultrapassado esse limite estaremos não explorando mais depredando esse recurso que pode renovar-se ou extinguir-se por um período ou permanentemente.

É nesse contexto que entra a nossa interpretação de Escolas Sustentáveis que na minha compreensão se contextualizaria como espaços educacionais que tem como meta a educação por um todo, dando exemplo, ensinando e cobrando atitudes de respeito a si próprio, à sociedade e ao meio ambiente, que buscam na sua metodologia de aprendizagem os alunos a participarem ativamente de um processo de mudanças de comportamento/paradigmas não só no ambiente escolar como em casa e na sociedade e isso será projetado para o todo. Escolas sustentáveis são aquelas que estão muito mais preocupadas com que seus alunos aprendam valores educacionais do que conceitos, estão preocupadas com a qualidade de vida do planeta e não com o clima da sala, ou a iluminação estética do prédio na noite vazia e solitária. È a escola que educa para a vida.

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